Webwriting

Quando as empresas passaram a investir na criação de projetos digitais corporativos, sua principal demanda era que a forma desses ambientes fosse atrativa para os usuários. No entanto, outro elemento também se faz imprescindível em sites, portais, blogs e intranets: o conteúdo. Afinal, é por meio desse recurso que o público tem suas necessidades de informação atendidas e esclarece suas dúvidas sobre uma empresa, seus produtos, serviços ou negócio.
Se ao acessar um site ou portal o usuário não tiver uma boa experiência com o conteúdo, as chances de ele retornar a esse ambiente tendem a ser reduzidas. Portanto, empresa ou organização que pretende fazer do seu projeto interativo uma ferramenta de negócio efetiva, deve contar com o apoio de profissionais especializados em webwriting.
Esse serviço envolve a produção de conteúdos de acordo com as boas práticas de redação on-line, bem como o contexto do ambiente digital e o perfil e as necessidades de seus públicos-alvo. Dessa maneira, contribui para tornar a navegação dos usuários mais efetiva e eficiente, aumentar a credibilidade do projeto e incrementar a taxa de conversão.
Além disso, se integrado a atividades como SEO (Search Engine Optimization), o serviço favorece resultados como o melhor posicionamento de sites, portais e blogs corporativos em pesquisas por termos em buscadores da internet.
É necessário destacar que, embora em uma tradução livre webwriting signifique redação para a web, essa atividade envolve a produção de diversos tipos de conteúdo, além de textos. O projeto interativo do cliente também pode demandar que a agência produza fotos, infográficos, animações e até vídeos.
Ademais, vale frisar que o webwriting corresponde à etapa de geração de conteúdo para os canais de comunicação on-line de uma empresa. Para que a agência publique os textos e recursos audiovisuais em um projeto interativo, o cliente deve contratar o serviço de gestão de conteúdo, veja mais na ficha sobre gestão de conteúdo.
 


Benefícios

  • Adequação da comunicação na web ao negócio, público-alvo e meio digital
  • Possibilidade de otimizar o posicionamento do projeto em buscadores da web
  • Melhor compreensão das informações de um site, portal, intranet e/ou blog pelos usuários
  • Incremento da taxa de conversão (aquisição de produtos, cadastros etc)
  • Aumento da interação e do engajamento do público com o ambiente digital
  • Incremento à credibilidade e ao sucesso do projeto interativo


Quando Aplicar

Novo projeto

Esse serviço é indicado quando o cliente pretende lançar um novo site, portal, intranet ou blog. Nesse caso, a agência produz os conteúdos das seções do projeto interativo. É importante que o responsável pela redação participe do desenvolvimento do ambiente digital desde o início. De tal forma, pode apoiar na validação do mapa de arquitetura da informação (veja mais na ficha sobre arquitetura da informação) e dos wireframes, contribuindo para a melhor organização do conteúdo.

Versão atual de um projeto

Nesse caso, o webwriting envolve a geração de novos conteúdos para um canal on-line. Dependendo da mídia, a agência produz textos institucionais, notícias e/ou posts, por exemplo. O serviço também é recomendado para ajustar o conteúdo de um ambiente digital existente segundo as técnicas de redação para a internet, assegurando os benefícios do webwriting.

Nova versão de um canal on-line

Quando o cliente opta por reformular um projeto interativo, é recomendável contratar o serviço. Caso a agência escolhida para planejar e desenvolver o novo ambiente digital não tenha experiência em webwriting, deve ser selecionada empresa com essa expertise.

Processo e Equipe

Etapas da atividade

  • Planejamento

    Nesse momento inicial é realizado um estudo do projeto interativo e do negócio da empresa. Além disso, nessa etapa são definidos os objetivos e as expectativas para a atividade e a linguagem, frequência e volume de conteúdo a ser criado.

  • Produção

    Durante essa fase são realizadas atividades como: • Levantamento de insumos – como textos institucionais e matérias anteriores sobre o negócio – junto ao cliente; • Entrevistas com stakeholders da empresa; • Elaboração de pautas – para alinhamento, entre agência e cliente, do conteúdo a ser produzido para um ambiente digital já implantado; • Redação de textos segundo técnicas de webwriting; • Produção de fotos, infográficos e vídeos – caso pertinentes ao projeto; • Aprovação do conteúdo junto ao cliente e realização dos ajustes necessários.

Entregas Esperadas

Laudas de textos em formato de documento do Microsoft Word

Fotos, infográficos e vídeos – quando contratados

Pautas de conteúdo

Planilhas para controle e acompanhamento da produção pelo cliente (recomendável)

Prazo

No caso da criação ou reformulação do conteúdo de um projeto interativo, o serviço de webwriting ocorre em paralelo ao planejamento e desenvolvimento do ambiente digital. Dependendo da complexidade e do volume de conteúdo, pode demandar um prazo médio de dois a quatro meses. Quando se trata de um projeto já implantado, a produção deve ser permanente. Afinal, o conteúdo tem natureza dinâmica. Números relativos à empresa, por exemplo, podem mudar frequentemente. E o site deve refletir este cenário, sob a pena de perder a credibilidade do usuário e a confiabilidade da informação publicada.

Profissionais Envolvidos

Redator com experiência em webwriting

Produz os textos do projeto interativo. De acordo com o volume de conteúdo, pode ser necessário envolver mais de um profissional. Ademais da experiência em redação para web, é recomendável ainda que esses perfis tenham formação em jornalismo.

Designer pleno

Elabora materiais como animações e infográficos, quando esse tipo produção é contratado pela empresa.

Coordenador de conteúdo

Supervisiona as atividades e realiza a interface entre a agência e o cliente.

Como selecionar

Critérios para seleção

  • Experiência dos profissionais selecionados para o serviço
  • Identificação de que os perfis envolvidos na atividade fazem parte do corpo técnico da empresa
  • Apresentação de cases de sucesso dentro do escopo pretendido
  • Entrega de exemplos de materiais criados em projetos anteriores

Variáveis de consumo

  • Tipos de conteúdo a serem produzidos – a geração de fotos, vídeos, animações e/ou infográficos aumenta o custo do serviço
  • Quantidade de laudas necessárias ao projeto interativo
  • Custo baseado em hora-homem – quando o cliente contrata a agência para a produção de conteúdos audiovisuais

Referências

  • Livros: “Jornalismo na internet – Planejamento e produção da informação on-line”

    J. B. Pinho

  • Livro: “Jornalismo Digital”

    Pollyana Ferrari

  • Livro: “Hipertexto, Hipermídia – As novas ferramentas da comunicação digital”

    Pollyana Ferrari

  • Site: Cebol@ - Todas as camadas do webwriting