Web Analytics

Esta atividade envolve a medição e a análise de dados de tráfego, navegação e interação dos usuários de um projeto interativo.


Benefícios

  • Audição do tráfego
  • Orientação do planejamento estratégico, veja mais na ficha sobre planejamento estratégico
  • Mapeamento de tendências de uso do projeto interativo
  • Quantificação do valor financeiro do projeto
  • Medição e análise das conversões
  • Cálculo de retorno sobre investimento (ROI)


Quando Aplicar

O serviço de web analytics é indicado a todo projeto digital conectado a uma rede, como sites, aplicativos, intranets e canais de mídias sociais

Processo e Equipe

Etapas da atividade

  • Formulação de objetivos e definição dos indicadores do projeto

  • Levantamento das características técnicas do projeto interativo

  • Definição das ferramentas de coleta e análise a serem empregadas

  • Geração e configuração de códigos de acompanhamento

  • Implantação e homologação dos códigos de monitoramento definidos

  • Configuração de modelos de relatórios

  • Produção de relatórios de acompanhamento

Entregas Esperadas

Guia inicial para implantação de códigos de monitoramento

Análises quantitativas e qualitativas efetuadas a partir das principais métricas definidas

Relatórios periódicos de acompanhamento

Prazo

Da formulação dos objetivos do projeto à configuração dos modelos de relatórios, podem ser necessários de um a três meses, dependendo da arquitetura, por exemplo. Já o acompanhamento e a análise dos dados deve ser realizada de forma permanente.

Profissionais Envolvidos

Analista de inteligência de negócio – business intelligence (BI)

Profissional técnico, responde pela gestão e configuração das ferramentas de web analytics.

Analista de marketing

Analisa e interpreta os relatórios quantitativos e emite o parecer qualitativo, de acordo com os objetivos do negócio.

Estatístico

Define métodos de coleta, organização, e interpretação dos dados.

Desenvolvedor de sistema ou programador de interface

Implanta e mantém os códigos de acompanhamento das ferramentas de web analytics utilizadas no projeto interativo.

Como selecionar

Critérios para seleção

  • Qualificação técnica e experiência da equipe envolvida
  • Identificação de que os profissionais fazem parte do corpo técnico da empresa
  • Entrega de atestados de capacitação técnica para a atividade prevista
  • Apresentação de cases de sucesso dentro do escopo pretendido
  • Entrega de modelos de análise de relatórios

Variáveis de consumo

  • Nível de complexidade das ferramentas empregadas
  • Características do desenvolvimento e da infraestrutura do projeto
  • Complexidade e periodicidade dos relatórios

Referências

  • Livro: “Web Analytics: Uma Hora Por Dia”

    Avinash Kaushik

  • Livro: “Web Analytics 2.0 – A Arte das Análises de Web & A Ciência do Foco no Cliente”

    Avinash Kaushik

  • Livro: “Click – O que milhões de pessoas estão fazendo on-line e por que isso é importante”

    Bill Tancer

  • Livro: "Web Analytics, Uma Visão Brasileira II”

    Diversos

  • Livro: “Google Analytics – Compreendendo o Comportamento dos Usuários”

    Justin Cutroni

  • Site: Occam´s Razor by Avinash Kaushik

  • Site: Digital Analytics Association