Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico envolve a análise de condições internas e externas ao cliente, a identificação de oportunidades de comunicação, a definição de objetivos e a formulação e o controle de planos de ação.


Benefícios

  • Identificação de oportunidades de comunicação a partir de dados sólidos
  • Capacidade de elaborar estratégias coerentes, concisas e embasadas no cenário interno e externo ao cliente
  • Geração de conhecimento para a empresa a respeito do perfil do consumidor, da percepção de marca, do mindshare, dos hábitos de consumo, das tendências de mercado e de dados sobre a concorrência


Quando Aplicar

Planejamento de presença digital do cliente

Planejamento de campanhas digitais

Nesses casos a atividade oferece insumos para a concepção e a condução de campanhas, bem como para o estabelecimento de métricas de sucesso.

Processo e Equipe

Etapas da atividade

  • Estudo de situação

    Durante essa etapa são levantadas informações como missão, visão e valores do cliente, ambiente, mercado de atuação, portfólio, objetivos de negócio e necessidades da empresa.

  • Análises de inteligência

    Essa fase envolve a análise competitiva e de mercado, além da avaliação de presença e de percepção da marca e do comportamento e interesses do consumidor. Está prevista ainda a identificação de tendências e de perfis de interação, entre outros fatores.

  • Identificação de oportunidades de comunicação

    Com base nos insumos sobre consumidor e mercado, nesse momento são identificadas as melhores possibilidades de ações e abordagens de comunicação.

  • Definição de objetivos e estratégias

    Nessa etapa são delimitados os objetivos, baseados nos dados levantados nas etapas anteriores, e as estratégias para alcança-los.

  • Elaboração dos planos de implementação e controle

    Durante essa fase são definidos os mecanismos e ações para a condução do planejamento e monitoramento dos resultados.

  • Apresentação do detalhamento do plano de ação e de gestão continuada

    Nesse momento o cliente tem acesso ao planejamento estratégico elaborado pela agência.

Entregas Esperadas

Relatório analítico

Diagnósticos

Formalização dos planos de ação e controle, além das oportunidades identificadas

Prazo

O planejamento estratégico pode demandar um prazo de uma a seis semanas, dependendo de sua complexidade.

Profissionais Envolvidos

Analistas de marketing

Conduzem as análises e formatam os relatórios de planejamento.

Como selecionar

Critérios para seleção

  • Apresentação de cases de sucesso dentro do escopo pretendido
  • Entrega de atestados de capacitação técnica para a atividade prevista
  • Apresentação de modelo de plano de teste
  • Qualificação e experiência da equipe envolvida
  • Adequação entre as análises e os tipos de relatórios propostos pela agência

Variáveis de consumo

  • Grau de complexidade do projeto ou da campanha
  • Custo baseado em hora-homem

Referências

  • Livro: “Click – O que milhões de pessoas estão fazendo on-line e por que isso é importante”

    Bill Tancer

  • Livro: “Webanalytics 2.0 – The Art of Online Accountability and Science of Customer Centricity”

    Avinash Kaushik

  • Livro: “A Cauda Longa”

    Chris Anderson

  • Livro: "Wikinomics – Como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio"

    Anthony D. Williams e Don Tapscott