Pesquisa On-line

Realizadas para uma amostragem de uma população, as técnicas de pesquisa têm a proposta de conhecer suas características, preferências, opiniões, necessidades e/ou fatores que asseguram sua satisfação com um projeto interativo. Ao se aplicar questionários em formato on-line, é possível alcançar um maior número de usuários e assegurar uma maior proximidade dos respondentes com o objeto de avaliação – que pode ser um site ou um portal, por exemplo.


Benefícios

  • Detecção dos padrões de navegação e consumo de informação pelos usuários
  • Identificação de sugestões de novos conteúdo e serviços que podem ser oferecidos em um projeto interativo
  • Mapeamento de percepções sobre a qualidade e relevância do projeto
  • Levantamento do perfil dos usuários


Quando Aplicar

Validação periódica de um projeto corrente

Quando aplicada regularmente, a pesquisa on-line permite avaliar a oferta de serviços e conteúdos e a aplicação de ajustes que garantem a constante melhoria do canal.

Planejamento de novo projeto

Nesse caso, os questionários possibilitam identificar comportamentos, aspirações e informações demográficas dos usuários potenciais.

Processo e Equipe

Etapas da atividade

  • Reunião de exploração

    Nessa fase são mapeados, junto ao cliente, o contexto, o conteúdo, os públicos-alvo, os objetivos e as métricas de sucesso do projeto.

  • Elaboração do roteiro de pesquisa

    Durante essa atividade são descritos os critérios, procedimentos, perfil dos usuários, estrutura da pesquisa e formas de aplicação. Esse roteiro deve ser validado junto ao cliente.

  • Publicação da pesquisa

    Aprovado o roteiro, essa etapa envolve a inserção do questionário na ferramenta on-line selecionada. Dependendo das restrições técnicas do sistema escolhido, ajustes devem ser efetuados na pesquisa.

  • Teste piloto

    Nesse momento da atividade são realizados testes com usuários para a avaliação da linguagem e da efetividade do design do questionário. Se necessário, alterações devem ser realizados para a sua publicação final.

  • Lançamento

    Nessa etapa a base da pesquisa é zerada e os convites de participação, enviados pelo cliente para a amostra de usuários definida.

  • Condução e monitoramento

    Durante o período de publicação da pesquisa, os resultados podem ser acompanhados em tempo real.

  • Tratamento e análise dos dados

    Nessa fase são eliminados formulários dissonantes que possam comprometer o resultado da pesquisa e a compilação de dados de perguntas abertas, quando realizadas.

  • Produção do relatório

    Esse momento é destinado à compilação dos dados e das principais considerações.

  • Apresentação do relatório

    Nesse momento os resultados são apresentados para o cliente. Essa etapa pode ser realizada presencial ou remotamente, dependendo do escopo acordado.

Entregas Esperadas

Roteiro de pesquisa

Relatório com a descrição dos resultados obtidos e das principais conclusões

Prazo

Em média, uma pesquisa on-line demanda um prazo de três a quatro semanas.

Profissionais Envolvidos

Analista pleno de experiência do usuário – User Experience (UX)

Conduz as tarefas necessárias para a pesquisa on-line.

Analista de UX sênior

Coordena a atividade e redige o relatório de pesquisa.

Como selecionar

Critérios para seleção

  • Experiência dos profissionais selecionados para a atividade
  • Identificação de que os analistas envolvidos fazem parte do corpo técnico da empresa
  • Entrega de atestados de capacitação técnica para a atividade prevista
  • Apresentação de cases de sucesso dentro do escopo pretendido
  • Apresentação de modelo de roteiro de pesquisa

Variáveis de consumo

  • Estrutura da pesquisa – a compilação de perguntas abertas, por exemplo, exige um maior esforço de análise
  • Quantidade de públicos-alvo do projeto e tamanho da amostra estabelecida para a pesquisa
  • Custo baseado em Hora-homem

Referências

  • Livro: “Designing Effective Web Surveys”

    Mick P. Couper