Pesquisa de Mercado

A aplicação de uma pesquisa de mercado envolve ações como:
• Investigar e levantar informações sobre o cliente e o segmento em que está inserido;
• Avaliar globalmente o mercado, detectando oportunidades, ameaças e tendências;
• Estudar o público-alvo do projeto para conhecer seu comportamento, hábitos e necessidades.
 


Benefícios

  • Identificação de soluções inovadoras
  • Mapeamento da percepção dos consumidores sobre os serviços e conteúdos oferecidos pela empresa
  • Obtenção do embasamento necessário para a elaboração e o desenvolvimento de ações de comunicação futuras
  • Melhoria das taxas de conversão (aquisição de produtos, cadastros etc) – os resultados podem ampliar as chances de acerto na mensagem e, consequentemente, nas taxas de sucesso estabelecidas de acordo com as métricas selecionadas
  • Identificação de padrões de mercado, pois permite levantar recursos, funcionalidades e tendências implementadas pelos melhores projetos interativos disponíveis no segmento do cliente


Quando Aplicar

As pesquisas de mercado devem ser aplicadas quando a agência demanda um material que subsidie as diversas áreas da agência, principalmente planejamento e criação, durante a elaboração e o desenvolvimento de ações de comunicação contratadas pelo cliente

Processo e Equipe

Etapas da atividade

  • Estabelecimento dos objetivos da pesquisa

  • Definição do método de análise

  • Estudos do mercado e do público-alvo

  • Produção e apresentação do relatório

Entregas Esperadas

Plano de estudo, que, definido com o cliente, reúne as variáveis e o escopo da pesquisa a ser realizada

Relatório com as principais observações e recomendações decorrentes da atividade

Prazo

A duração desta atividade depende da complexidade do projeto e do número de entrevistas previstas. Contudo, pesquisas de mercado podem demandar um prazo de cerca de dois a seis meses.

Profissionais Envolvidos

Atendimento

Realiza a interface entre a agência e o cliente.

Planejamento

Analisa o mercado e gera relatórios.

Criação

Coordenador de mídias sociais

Como selecionar

Critérios para seleção

  • Perfil da agência e a sua experiência em projetos digitais
  • Cases de sucesso da empresa que envolvam o escopo pretendido
  • Experiência dos profissionais selecionados para a atividade
  • Entrega de atestados de capacitação técnica da agência em projeto de mesma natureza e complexidade – recomenda-se um total de três atestados
  • Apresentação de modelos das entregas previstas

Variáveis de consumo

  • Abrangência da pesquisa
  • Hora-homem

Referências

  • Livro: “Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado”

    Roberto Meireles Pinheiro, Guilherme Caldas de Castro, Helder Haddad Silva e José Mauro Gonçalves Nunes