Monitoramento e Gestão de Presença

Esse serviço prevê o monitoramento e a análise das menções da marca nas redes sociais, bem como da repercussão das ações da empresa nesses canais. Todo esse processo é registrado e apresentado ao cliente por meio de relatórios.


Benefícios

  • Manutenção do correto posicionamento da marca nas mídias sociais
  • Fornecimento de dados e estatísticas para a atividade de SAC 2.0
  • Possibilidade de geração de buzz intelligence, que permite orientar a tomada de decisão sobre as estratégias do cliente nas redes


Quando Aplicar

Insumos que apoiem no relacionamento com clientes e comunidade de usuários influentes, como evangelizadores de marca e hubs sociais (consumidores que podem ajudar na divulgação da empresa na rede, como blogueiros)

Fomento a discussões sobre seus produtos e serviços nas mídias sociais

Atuação como moderador em páginas e grupos no Facebook e no Linked-In e comunidades do Orkut, por exemplo

Fornecimento de conteúdo exclusivo sobre produtos e serviços, como ofertas e ações promocionais; e notícias, entre outros tipos de informação

Acompanhamento da atuação da concorrência nas redes

Processo e Equipe

Etapas da atividade

  • Planejamento

    Nesse momento são alinhados objetivos e expectativas para o monitoramento e a gestão de presença.

  • Diagnóstico de marca

    Essa fase envolve a realização de estudos de opinião sobre a empresa e seu produto ou serviço e a identificação do público-alvo do cliente e dos evangelizadores e detratores da marca. Além disso, nessa ocasião acontece o planejamento de campanha.

  • Análise de mercado

    Nessa etapa acontece o benchmark e o monitoramento da concorrência.

  • Controle

    Essa etapa é destinada à produção dos relatórios de presença e desempenho de ações, a serem apresentados ao cliente durante a realização do serviço. A periodicidade desse documento de controle varia de acordo com o objeto de estudo, podendo ser semanal ou mensal.

Entregas Esperadas

Documento de planejamento

Relatório de benchmark

Relatórios que reúnem informações sobre alcance e efeito viral da presença da empresa nas redes e desempenho das ações, além de usuários envolvidos, entre outros dados

Prazo

O serviço de monitoramento e gestão de presença deve ser realizado permanentemente enquanto a empresa contar com perfis sociais e presença nas redes.

Profissionais Envolvidos

Planejador de mídias sociais

Responde pela orientação e execução das ações de monitoramento e gestão da presença do cliente nas redes, bem como pela geração dos relatórios.

Analista de mídias sociais

Apoia o planejador na realização das atividades.

Analista de buzz intelligence

Efetua análises e pesquisas sobre a empresa nas redes, oferecendo insumos para os demais profissionais envolvidos no serviço.

Analista de monitoramento e métricas

Analisa as estatísticas; produz relatórios, a partir dos dados; e, juntamente com o planejador de mídias sociais, propõe recomendações para a presença do cliente nessas redes.

Como selecionar

Critérios para seleção

  • Conhecimento e prática da agência nas principais ferramentas de análise do mercado
  • Experiência no planejamento e execução de campanhas on-line
  • Apresentação de cases de sucesso dentro do escopo pretendido

Variáveis de consumo

  • Volume de presença da marca nas mídias sociais
  • Seleção das redes que devem ser monitoradas
  • Número de termos buscados pelos usuários a serem acompanhados
  • Quantidade de resultados das pesquisas por expressões predefinidas (itens retornados)