Monitoramento de Campanhas Online

Trata-se do processo de acompanhamento, análise, otimização e emissão de relatórios das ações realizadas em uma campanha on-line, como as voltadas para e-mail marketing ou links patrocinados.


Benefícios

  • Monitoramento da campanha em tempo real
  • Análise constante do desempenho das ações
  • Levantamento de informações para cálculo do retorno sobre investimento (ROI)
  • Obtenção de dados demográficos dos clientes
  • Incremento à inteligência de informações e do negócio


Quando Aplicar

Monitoramento de campanhas CPC e CPM

Esse serviço é indicado para acompanhar as campanhas por clique ou por mil impressões.

Acompanhamento de campanhas de banners

O monitoramento também é recomendado quando são criados banners para disponibilização em sites de conteúdo.

Geração de relatórios de ações de e-mail marketing

A atividade pode ser orientada para a avaliação de envio de newsletters para as bases de contatos dos clientes, tendo como referência métricas como mensagens abertas e taxa de cliques, entre outras.

Estabelecimento e análise de métricas de campanhas em mídias sociais

Nesse caso, são avaliados os dados que permitem identificar o desempenho das ações voltadas para as redes sociais.

Realização de comparativo de desempenho de diferentes veículos

O monitoramento pode ser realizado ainda para avaliar os canais adequados para a veiculação de uma campanha on-line.

Processo e Equipe

Etapas da atividade

  • Planejamento

    Nesse processo, são alinhados objetivos, orçamento e público-alvo da campanha.

  • Setup da ferramenta de análise

    Essa etapa envolve a escolha das ferramentas de análise de desempenho da campanha de acordo com as variáveis do projeto.

  • Acompanhamento das métricas da campanha

    Durante essa fase, são observados, regularmente, os dados sobre a campanha, que gerarão os insumos para os relatórios.

  • Emissão e análise dos relatórios preliminares

    Essa etapa envolve a geração dos primeiros relatórios, que apontam os resultados iniciais da campanha e recomendações.

  • Otimização das campanhas em andamento

    Com base nos relatórios, nesse momento do serviço, são aperfeiçoadas as ações para alcançar os objetivos pretendidos pelo cliente.

  • Emissão de relatório final

    Antes do encerramento da campanha on-line, é produzido documento sobre o seu desempenho.

  • Avaliação e apresentação dos resultados

    Essa etapa envolve o apontamento de resultados para exposição para o cliente.

Entregas Esperadas

Relatórios financeiros e de desempenho

Relatório analítico com métricas precisas das ações

Relatórios demográficos e de comportamento dos usuários

Informações sobre ROI da campanha

Prazo

O monitoramento varia de acordo com o período de duração de uma campanha on-line.

Profissionais Envolvidos

Analista de mídia

Levanta e consolida os dados referentes ao desempenho e métricas da campanha.

Analista search engine marketing

Nesse tipo de serviço, monitora a campanha, estabelecendo resultados e proposições para a sua otimização.

Gerente de Atendimento

Realiza a interface entre a agência e o cliente.

Como selecionar

Critérios para seleção

  • Proficiência da agência nas principais ferramentas de análise do mercado
  • Experiência no planejamento e execução de campanhas on-line
  • Apresentação de cases de sucesso dentro do escopo pretendido

Variáveis de consumo

  • Abrangência e duração da campanha
  • Nível de detalhamento dos relatórios
  • Ferramentas utilizadas para análises
  • Custo baseado em Hora-homem