Links Patrocinados

O recurso de links patrocinados permite impactar usuários de forma segmentada, exibindo anúncios contextualizados com os resultados de pesquisa em buscadores (Google, Yahoo! etc) e em sites de conteúdo na web.
Geralmente, os anúncios são produzidos no formato de textos. Contudo, em sites de conteúdo, também é possível utilizar peças como banners (incluindo as versões animadas) e vídeos, cujas especificações variam de acordo com as diretrizes de cada veículo.
 


Benefícios

  • Destaque da marca junto a usuários interessados em assuntos relacionados
  • Aumento do alcance da empresa na web
  • Incremento ao volume de conversões (aquisição de produtos, cadastros etc)


Quando Aplicar

Promoções

Os links patrocinados são usados para divulgar ações promocionais vigentes de curta a longa duração.

Lançamento de produtos

Nessas ações, são adotados para gerar demanda para produtos ainda desconhecidos pelo grande público.

Branding

Esse recurso, nesse caso, tem a proposta de incrementar a força da marca no ambiente on-line.

Acréscimo de tráfego

Os links patrocinados são aplicados ainda para aumentar aumentar a visibilidade de sites que ainda não recebem o volume de tráfego esperado.

Processo e Equipe

Etapas da atividade

  • Briefing

    Essa etapa envolve a definição dos objetivos e do target da campanha.

  • Planejamento

    Durante esse segundo momento da atividade são elaboradas as estratégias para alcançar os objetivos pretendidos.

  • Criação

    Nessa fase são compostos os grupos e conteúdos de anúncios e definidas as palavras-chave.

  • Aprovação

    Essa etapa é destinada à validação do formato de campanha pelo cliente.

  • Implementação e otimizações

    Uma vez aprovada a campanha, nessa fase são realizados testes individuais com usuários selecionados para detectar ajustes necessários.

  • Avaliação

    Realizada no decorrer da campanha, essa fase envolve a preparação de relatório segundo os critérios estabelecidos durante o planejamento.

Entregas Esperadas

Planilha com a estrutura da campanha (grupos e conteúdos de anúncios e palavras-chave)

Relatórios composto pelas métricas da campanha e principais alterações realizadas, além de recomendações de melhoria

Prazo

A criação da campanha pode demandar um prazo de até cinco dias úteis, dependendo do investimento, volume de produtos ofertados e período para aprovação das peças gráficas e vídeos junto ao cliente (cerca de três dias úteis). Já a sua implementação é realizada em um dia. Por fim, o prazo de veiculação é determinado de acordo com os objetivos da campanha.

Profissionais Envolvidos

Gerente de contas

Coordena a equipe e analisa os resultados.

Analista de contas

Acompanha a ação nas plataformas, efetuando alterações necessárias.

Estrategista de contas

Define estratégias de execução da campanha, visando alcançar o objetivo pretendido pelo cliente.

Como selecionar

Critérios para seleção

  • Experiência dos profissionais selecionados para a atividade
  • Conhecimento dos veículos a serem utilizados
  • Certificação da agência junto aos veículos
  • Experiência no atendimento a outras empresas do segmento ou apresentação de cases dentro do escopo pretendido
  • Identificação dos sistemas de gerenciamento que a empresa dispõe para auxiliar no desenvolvimento contínuo da campanha
  • Apresentação de relatório-modelo

Variáveis de consumo

  • Volume de investimento
  • Objetivo da campanha
  • Quantidades de cliques (CPC), impressões (CPM) ou aquisições (CPA) – campanhas de links patrocinados são cobradas por esses fatores, que variam de acordo com a concorrência e demanda
  • Modelo e frequência de envio de relatório

Referências