Gestão de Conteúdo

Esse serviço destina-se à administração do conteúdo de sites, portais, intranets e blogs. Para tanto, deve ser executado em paralelo à atividade de webwriting, voltada para a geração de textos e recursos audiovisuais alinhados ao negócio do cliente e ao contexto do projeto. Além disso, é necessário que a gestão seja realizada segundo uma política de governança web.
Em termos práticos, o serviço prevê a publicação de conteúdos nas categorias de canais digitais corporativos – de textos e notícias a documentos institucionais. Nesse contexto, a agência deve, por exemplo, assegurar a qualidade das informações e estabelecer prazos e processos para a adequada atualização de projetos interativos da empresa.
A publicação sistemática e planejada em um site, portal, intranet ou blog contribui para atender, de forma mais efetiva, aos objetivos estratégicos da empresa para o negócio e o canal digital.

A partir dessa atividade, é possível melhorar a qualidade, a precisão e a persuasão dos conteúdos mais estratégicos. Como consequência, tornam-se mais relevantes não apenas para os usuários do projeto. Esses conteúdos são valorizados pelas ferramentas de indexação de busca, que, dessa maneira, aumentam a visibilidade das páginas nos resultados orgânicos das pesquisas.
Outro exemplo de resultado é a redução de custos com serviços como call center. Afinal, o público passa a ter um melhor acesso às informações institucionais que precisa, deixando de ligar para os serviços de suporte.

Nesse contexto, a agência realiza atividades como:
• Estudo do projeto – seus objetivos, conteúdos, públicos-alvo e contextos de uso;
• Elaboração de fluxograma e cronograma de publicação, assegurando ao canal um processo e uma periodicidade de atualização que atendam às demandas de divulgação do cliente e acesso a informação pelo público-alvo do projeto;
• Inserção de textos e recursos audiovisuais no ambiente digital, por meio de sistema de gerenciamento de conteúdo;
• Monitoramento de tecnologias colaborativas adotadas no projeto e canais interativos, como Fale Conosco;
• Gestão do ciclo de vida do conteúdo – a partir de recursos como o uso de metadados –, garantindo a confiabilidade das informações publicadas;
• Criação de manual que, ao considerar padrões de redação do cliente e práticas de escrita para a internet, orientará os webwriters (redatores) durante a inserção dos textos e recursos audiovisuais no sistema;
• Definição e edição de metadados – como palavras-chave, descrição e título da página –, favorecendo a melhor categorização do projeto interativo em buscadores;
• Monitoramento e análise das métricas de acesso dos usuários em um projeto interativo, permitindo orientar e pautar a produção de conteúdo para um ambiente digital.


Benefícios

  • Planejamento e monitoramento de processos e prazos de publicação
  • Manutenção do conteúdo de um canal digital, assegurando a atualização desse canal e incrementando o número de acessos pelos usuários
  • Suporte no alcance dos objetivos da empresa para o projeto interativo
  • Possibilidade de aumento da taxa de conversão (aquisição de produtos, cadastros etc)
  • Redução de custos com estrutura para esclarecimento de dúvidas do público, que encontra informações atualizadas e canais de interação no ambiente web da empresa
  • Melhor posicionamento do projeto em buscadores
  • Aumento da interação e do engajamento do público com o ambiente digital
  • Incremento à credibilidade e ao sucesso do projeto interativo


Quando Aplicar

Esse serviço é indicado a clientes que querem otimizar o gerenciamento de conteúdo de seus sites, portais, intranets e/ou blogs e melhorar os resultados estratégicos e de negócio do projeto

Processo e Equipe

Etapas da atividade

  • Planejamento

    Nesse momento inicial é realizado um estudo do projeto interativo e da empresa, oferecendo os insumos necessários para a gestão de conteúdo web. Dessa maneira, durante essa fase são definidos o fluxograma e o cronograma de publicação – a serem aprovados pelo cliente.

  • Execução

    Essa etapa é destinada à publicação de conteúdo de um projeto interativo, por meio de um sistema de gerenciamento. Durante esse processo devem ser considerados o fluxograma e cronograma definidos com o apoio do cliente, bem como manuais de operação e redação e estilo, se contratados. Dependendo do escopo do serviço, nessa fase, a agência pode editar os metadados das páginas.

  • Controle

    A ser desenvolvida no decorrer a gestão do conteúdo, essa atividade consiste no monitoramento das métricas de acesso e resultados do ambiente digital. Com base nesse acompanhamento, a agência gera relatórios com observações e recomendações de melhoria para o cliente e efetua as correções necessárias ao conteúdo do projeto.

Entregas Esperadas

Fluxograma e cronograma de publicação

Manuais de operação e de redação e estilo – caso previstos no escopo

Atualização do conteúdo do projeto interativo por meio de sistema de gerenciamento

Relatórios com observações e recomendações – caso contratados

Prazo

A gestão de conteúdo deve ser realizada permanentemente enquanto a empresa contar com canais on-line como sites, portais, intranets e blogs.

Profissionais Envolvidos

Coordenador de conteúdo

Elabora o fluxograma e o cronograma de publicação, supervisiona as atualizações do projeto interativo e realiza a interface entre a agência e o cliente. Caso previsto no escopo do serviço, redige os relatórios e orienta a produção dos manuais.

Webwriter

Efetua as publicações no sistema de gerenciamento de conteúdo e apoia o coordenador nas demais atividades.

Programador

Dependendo da complexidade do sistema de gerenciamento de conteúdo, insere os metadados das páginas, caso previsto no escopo do serviço.

Gerente de projetos (opcional)

Gere prazos e escopo do serviço e ainda interage com o cliente.

Como selecionar

Critérios para seleção

  • Experiência dos profissionais selecionados para o serviço
  • Identificação de que os perfis envolvidos na atividade fazem parte do corpo técnico da empresa
  • Apresentação de cases de sucesso dentro do escopo pretendido
  • Entrega de exemplos de materiais criados em projetos anteriores

Variáveis de consumo

  • Volume de conteúdo a ser publicado
  • Manutenção de tecnologias colaborativas adotadas no projeto e canais como Fale Conosco
  • Produção de manuais
  • Análise de métricas
  • Relatórios, caso contratados
  • Quantidade de profissionais envolvidos
  • Custo baseado em hora-homem (programador)

Referências

  • Livro: “Gestão de Conteúdo 360º - Integrando Negócios, Design e Tecnologia”

    Marcelo Luis B. Santos, Carlos Eduardo Franco, José Cláudio C. Terra

  • Livro: “Jornalismo na internet – Planejamento e produção da informação on-line”

    J. B. Pinho

  • Livro: “Jornalismo Digital”

    Pollyana Ferrari

  • Livro: “Hipertexto, Hipermídia – As novas ferramentas da comunicação digital”

    Pollyana Ferrari