Busca Orgânica - Análise e relatório

Esse serviço envolve a realização de estudos nas pesquisas dos usuários nos motores de busca. A proposta é analisar a situação do portal ou site do cliente em relação ao posicionamento da marca, produto ou serviço nessas ferramentas. Além disso, a equipe técnica avalia o projeto interativo para detectar obstruções e oportunidades em três níveis: conteúdo, tecnologia e design.


Benefícios

  • Identificação de obstruções ao melhor posicionamento de um portal ou site em ferramentas de busca na web
  • Aumento da relevância e credibilidade do conteúdo do projeto
  • Ampliação da relevância percebida do conteúdo – em função do melhor posicionamento nos resultados de busca
  • Melhoria da experiência do usuário
  • Aumento do índice de conversão (aquisição de produtos, cadastros etc)


Quando Aplicar

O serviço é indicado quando o cliente precisa ampliar os acessos a um projeto digital a partir de um melhor posicionamento em mecanismos de busca

A atividade é voltada ainda para a identificação de aspectos a serem otimizados para uma nova versão de um ambiente interativo.

Processo e Equipe

Etapas da atividade

  • Planejamento

    Nesse momento são identificados o projeto e os objetivos de negócio do cliente.

  • Revisão do projeto

    Durante essa etapa é realizada uma análise detalhada do projeto interativo para identificar os pontos de obstrução e oportunidades.

  • Análise das estatísticas

    Essa fase é dedicada à avaliação dos dados de motores de busca.

  • Segmentação das palavras-chave

    Nessa etapa são determinadas as palavras-chave primárias e secundárias a serem adotadas no conteúdo do projeto interativo para melhorar o seu melhor posicionamento em buscadores.

  • Definição de táticas

    Essa fase é dedicada ao estabelecimento de ações que devem ser implementadas para a correção de obstruções tecnológicas e de design e conteúdo e a consequente melhoria dos resultados em pesquisas na web. São exemplos dessas atividades o estabelecimento de uma estratégia de URLs amigáveis ou uma nova abordagem de conteúdo que melhor destaque as palavras-chave mais relevantes.

  • Produção e apresentação de relatório

    Essa etapa envolve a elaboração de documento com os principais resultados do estudo e observações e recomendações para o projeto do cliente.

Entregas Esperadas

Relatório com a descrição das principais observações e recomendações de melhoria para o projeto interativo

Prazo

A análise inicial de busca orgânica pode demandar um prazo que varia entre uma e três semanas. No entanto, a gestão dos resultados deve ser realizada de forma contínua.

Profissionais Envolvidos

Gerente de projetos

Responde pela gestão de tempo, escopo e custos.

Analista search

Efetua as análises e gera o relatório.

Arquiteto da informação

Revisa a organização do conteúdo.

Programador front-end

Analisa esse código para torná-lo mais acessível, semântico e efetivo, segundo a estratégia estabelecida.

Diretor de arte

Revisa a estrutura e o design do layout, tendo como foco a usabilidade do projeto interativo.

Como selecionar

Critérios para seleção

  • Posicionamento orgânico do site da agência e dos seus clientes nos motores de busca
  • Experiência dos profissionais selecionados para a atividade
  • Identificação de que os profissionais fazem parte do corpo técnico da empresa
  • Entrega de atestados de capacitação técnica para o serviço previsto

Variáveis de consumo

  • Custo baseado em hora-homem
  • Valores estruturados nas atividades de análise inicial