Ativação de Campanha em Mídias Sociais

Essa atividade envolve desde o planejamento de campanhas de uma empresa, produto ou serviço nas redes sociais até a manutenção e monitoramento do trabalho desenvolvido.
Cabe comentar que, no caso desse serviço, as ações são exclusivas para esses canais. Ou seja, as campanhas não incluem outros pontos de contato entre o consumidor e a marca ou produto, como websites, aplicativos, buscadores como Google e Yahoo! e mídias de interrupção (ver ficha sobre planejamento de campanhas on-line).
Para a ativação de campanhas em redes sociais, dependendo da demanda do cliente, a agência pode realizar atividades como:

• Definição de linha editorial e linguagem adotadas no conteúdo da campanha e na comunicação com os consumidores;
• Planejamento das ações promocionais;
• Criação da identidade visual e de layouts para perfis do cliente nas redes sociais;
• Geração do conteúdo criativo;
• Monitoramento das menções à marca;
• Interação com usuários (SAC 2.0);
• Planejamento e realização das ações para relacionamento e parceria com usuários influentes – blogueiros e formadores de opinião dentro do segmento de mercado em que o cliente atua;
• Análise de resultados e geração de relatórios.


Benefícios

  • Consolidação do posicionamento da empresa nas redes sociais
  • Criação de um novo ponto de contato e relacionamento dos consumidores com a marca
  • Possibilidade de compartilhamento – pelos usuários das redes sociais – das impressões sobre a campanha e a marca
  • Oportunidade de conhecer as opiniões do público-alvo do cliente sobre a campanha, e aperfeiçoar as ações com base nessas informações
  • Construção de uma presença on-line relevante para cliente e seu consumidor, aumentando o recall da marca
  • Fidelização do público-alvo da empresa
  • Alcance dos objetivos pretendidos pelo cliente – como geração de leads, vendas on-line, tráfego para o site etc

Processo e Equipe

Etapas da atividade

  • Planejamento

    Nessa fase são analisados os cenários internos e externos ao cliente e delimitados os objetivos e ações da campanha. O planejamento é dedicado ainda à definição das métricas, linha editorial, linguagem e identidade visual, além de ações promocionais e aplicativos da campanha, caso contratados.

  • Criação de identidade visual

    Essa é a etapa de aplicação do layout desenvolvido para as páginas e perfis da marca nas redes sociais. Dependendo do que for acordado com o cliente, são criadas ainda abas customizadas no Facebook.

  • Geração de conteúdo original

    Considerando a linha editorial e a linguagem aprovadas, nessa fase são elaborados os conteúdos da campanha – textos, imagens e vídeos, por exemplo.

  • Execução

    Nessa etapa são realizadas as postagens nas redes sociais. Além disso, durante essa fase ocorrem as ações opcionais que o cliente pode contratar, dependendo dos objetivos definidos para a campanha. São elas: promoções, relacionamento e parceria com usuários influentes e desenvolvimento de aplicativos.

  • Controle

    Essa fase é dedicada à análise das ações realizadas e geração de relatórios. Nesse momento podem ser identificadas e planejadas novas ações, com base nos resultados alcançados.

Entregas Esperadas

Análise de cenário

Planejamento das ações

Layout para páginas e perfis nas redes sociais

Conteúdo e peças da campanha

Relatórios mensais

Prazo

O período de ativação de campanhas em mídias sociais varia de acordo com a complexidade do trabalho, que depende, por exemplo, da quantidade de ações a serem realizadas. No entanto, as fases de planejamento, criação de identidade visual e geração de conteúdo criativo demandam cerca de um mês para serem realizadas, de forma sequencial. Já o período de duração das etapas de execução e controle depende do prazo definido para a campanha.

Profissionais Envolvidos

Planner

Elabora o planejamento da campanha.

Coordenador de redes sociais

Define a proposta de posicionamento do cliente nas redes sociais.

Analista de mídias sociais

Apoia a coordenação no planejamento e proposição de ações e responde pela publicação do conteúdo nas redes. Dependendo do escopo do serviço, conduz ainda ações como relacionamento com o público-alvo da campanha e usuários influentes.

Gerente de projetos

Responde pela gestão de tempo, escopo e custos.

Diretor de arte

Define e produz as peças da campanha.

Analista de métricas

Avalia as estatísticas; produz relatórios conclusivos, a partir dos dados; e, juntamente com o analista de mídias sociais, indica os caminhos para melhoria dos resultados. Deve ser envolvido, dependendo da complexidade do trabalho e escopo.

Diretor de criação

Dependendo do volume de peças a serem criadas, bem como de sua complexidade, auxilia o diretor de arte na definição do conceito desses elementos. Deve ser envolvido, dependendo da complexidade do trabalho e escopo.

Analistas de mídias sociais

De acordo com a quantidade de interações necessárias para a campanha, esses profissionais apoiam na publicação de conteúdo e na interação com os usuários da rede. Deve ser envolvido, dependendo da complexidade do trabalho e escopo.

Desenvolvedor front-end

Programa o código HTML para torná-lo mais acessível, semântico e efetivo, segundo a estratégia estabelecida para a campanha. Deve ser envolvido, dependendo da complexidade do trabalho e escopo.

Programador

Desenvolve aplicativos para as redes sociais. Deve ser envolvido, dependendo da complexidade do trabalho e escopo.

Como selecionar

Critérios para seleção

  • Análise do portfólio da agência
  • Apresentação de cases de sucesso dentro do escopo pretendido
  • Experiência dos profissionais selecionados para a atividade
  • Apresentação de modelos de entregas esperadas

Variáveis de consumo

  • Seleção das redes sociais a serem trabalhadas
  • Volume e frequência de posts para cada canal
  • Total de layouts produzidos
  • Tipos de conteúdo – fotos e vídeos aumentam o custo do projeto
  • Quantidade e nível de complexidade das abas customizadas para a página da marca no Facebook, quando contratada essa atividade
  • Necessidade de relacionamento com formadores de opinião
  • Desenvolvimento e complexidade de aplicativos, se contratados
  • Custo baseado em hora-homem

Referências